SISTEMAS OPERACIONAIS PARA PORTÁTEIS.

24/02/2014 22:30

Um sistema operativo é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerir os recursos do sistema, além de fornecer uma interface entre o computador e o utilizador. É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada e está sempre em execução até que a máquina seja desligada. O sistema operativo faz os controlo de todos os outros softwares instalados na máquina.

Hoje em dia, os telemóveis, smartphones e dispositivos móveis ocupam cada vez mais tempo e espaço em nossas vidas. Os seus processadores estão cada vez mais velozes, há mais memória e em relação ao armazenamento foi tudo muito melhorado.

Praticamente tudo o que antes era possível apenas pelos PC’s agora pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, directo da palma da sua mão. Junto à evolução, chegaram as empresas querendo “ganhar o seu espaço” na guerra da mobilidade.

Nokia, Apple, Microsoft, Samsung, Intel e outros possuem sistemas operativos próprios. Este facto fez com que a concorrência fosse aumentando, porém a quantidade de opções e modelos que invadem as tabelas de configurações certamente dão um nó na cabeça de muita gente.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Sistemas_operacionais_para_dispositivos_m%C3%B3veis

Aplicativo móvel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um aplicativo móvel é um software desenvolvido para ser instalado dispositivo eletrônico móvel, como um PDA, um telefone celular, um smartphone ou um Leitor de MP3. Este aplicativo pode ser instalado no dispositivo, logo que os respectivos modelos ou, se o aparelho permite que ele, baixado pelo usuário através de uma loja on-line, tais como Google Play ou App Store. Uma parte dos aplicativos disponíveis são gratuitos, enquanto outros são pagos. Estes aplicativos são pré-instalados ou vêm direto da fábrica, baixados pelos clientes de várias plataformas de distribuição de software móvel ou aplicativos da web entregues por HTTP que usam processamento do lado do servidor ou do cliente (por exemplo, JavaScript) para fornecer uma experiência "aplicativo" dentro de um navegador da Web.

O número de downloads de aplicativos móveis está em forte crescimento. Esta tendência está associada com a venda de smartphones, que também houve um grande crescimento de 74% em um ano.1

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aplicativo_m%C3%B3vel

Smartphone

.

Smartphone (telefone inteligente, numa tradução livre do inglês) é um telemóvel com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados por seu sistema operacional. Os sistemas operacionais dos smartphones permitem que desenvolvedores criem milhares deprogramas adicionais, com diversas utilidades, agregados em sites como o Google Play. Geralmente um smartphone possui características mínimas dehardware e software, sendo as principais a capacidade de conexão com redes de dados para acesso à internet, a capacidade de sincronização dos dados do organizador com um computador pessoal, e uma agenda de contatos que pode utilizar toda a memória disponível do celular – não é limitada a um número fixo de contatos.1 2 Um smartphone pode ser considerado um telefone celular com as funcionalidades de um PDA.

Mais detalhes nos links abaixo:

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Smartphone

Tablet

Um tablet,1 também conhecido como tablet PC ou simplesmente tablete em português, é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos. Apresenta uma tela sensível ao toque (touchscreen) que é o dispositivo de entrada principal. A ponta dos dedos ou uma caneta aciona suas funcionalidades. É um novo conceito: não deve ser igualado a um computador completo ou um smartphone, embora possua funcionalidades de ambos.

Mais informações no link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tablet

 

BlackBerry® é uma linha de smartphones e tablets criada pela empresa canadense BlackBerry (antiga Research in Motion). Tais aparelhos são conhecidos por serem focados no mercado corporativo, possuindo funções que permitem a produção de conteúdo profissional em qualquer lugar.

Mais detalhes veja no links abaixo:

 

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/BlackBerry